presépio loja
P1160611
Mostrar tudo

A História do Chocolate

cacauuu

Existem poucos alimentos com uma história tão rica e interessante como o chocolate, derivado do cacau. Por volta de 1200 a.C., os primeiros cacaueiros foram cultivados pelos olmecas nas florestas quentes e úmidas do México, cacaueirose de acordo com a lenda Popol Vuh, Popol Vuh lenda Maia.o livro sagrado dos maias, a primeira bebida á base de cacau tem origem divina e mística, pois um casal de ancestrais místicos teria elaborado-a para o casamento sobrenatural de seu neto. Interessante, não é mesmo?

Em 1300 os astecas, guerreiros nômades do Norte, se instalaram no alto vale do México e foram tornando-se consumidores fanáticos do chocolate. Só os nobres e guerreiros podiam degustar da bebida, pois as sementes de cacau valiam tanto que eram usadas como moeda, da mesma forma que as pedras preciosas. O consumo do chocolate foi se expandindo cada vez mais, posteriormente, em meados de 1500, os espanhóis aderiram, e em seguida chegou ao restante da Europa. O chocolate era servido quente como o café, ele era sinônimo de vida nobre, ter ou não ter tomado o chocolate é que dividia a nobreza da corte. Depois disso, com a revolução industrial, houve uma mudança de mentalidade em relação ao chococacau 2late, onde o divino chocolate desceu do pedestal e tornou-se uma bebida comum, de comercialização. (HERMÉ, 2006)

Muitos anos depois o chocolate já não era somente bebida, surgiu o chocolate em tablete, e assim já havia chocolate para todos os gostos e sua expansão estava cada vez mais rápida. Foi no fim do século XVI, na Espanha, que surgiram as primeiras indústrias chocolateiras, e posteriormente nascia a primeira fábrica francesa de chocolate, e em 1765 a primeira fábrica de chocolate nos Estados Unidos.

No século XVIII as sementes de cacau chBanner chocolateegaram ao Brasil, sendo cultivadas primeiramente na Amazônia e posteriormente o principal produtor de cacau no país passou a ser a região sul da Bahia, embora, a produção cacaueira também exista em outros estados, como o Pará, entre outros. A primeira fábrica de chocolates foi fundada em Porto Alegre, região sul do país e com o passar dos anos foi surgindo em outros estados. Antigamente o chocolate era considerado uma guloseima, mas hoje o chocolate é considerado por todo o unChocolates Plátanos-45 - Cópiaiverso consumidor como um alimento moderno, que repõe as energias gastas no dia-a-dia. O chocolate é um alimento, ele anima a vida e traz energia.

E somos obrigados a concordar com Pierre Hermé, autor do livro Larousse do Chocolate, que afirma: Depois de 3 mil anos de consumo, relativamente nada mudou, pois ao provarmos um chocolate nos dias atuais, ainda sente-se satisfeito como os deuses antigos.